No ano em que a profissão completa 60 anos de regulamentação, entidades da classe como Secovi-PR, CRECI-COFECI, Sindimóveis-PR, Ademi-PR e ADPI, através das redes imobiliárias de Curitiba, organizaram um jantar na quinta-feira (01-09) no Restaurante Madalosso do qual participaram aproximadamente 600 corretores de imóveis, além de autoridades como o governador Carlos Roberto Massa Júnior – conhecido como Ratinho Júnior, vice governador Darci Piana, deputados e presidentes de entidades do setor.
Juntas, as redes imobiliárias e entidades – Rede Imóveis, Rede Bee, Rede Apolar, Câmara de Valores Imobiliários e ADPI– são responsáveis diretos e indiretos pela maior parte das negociações imobiliárias em Curitiba e juntas empregam milhares de profissionais, entre corretores, colaboradores e prestadores de serviço.
“O corretor de imóveis tem se tornado peça fundamental para o desenvolvimento urbano, considerando que a expansão das cidades passa pelo trabalho destes profissionais”, explicou Josué Pedro de Souza, presidente da ADPI, que é a associação que reúne os proprietários de imobiliárias.
A comercialização de áreas e imóveis vem desde o Brasil colonial, mas somente em 1962 a profissão foi regulamentada. “Os corretores estão cada dia mais profissionalizados, considerando que pesquisa recente apontou que cerca de 80% destes profissionais possuem curso superior e pós-graduação”, João Teodoro da Silva, presidente do sistema Creci-Cofeci.
O governador Ratinho Júnior, fez questão de enfatizar o quanto a profissão e as empresas do setor influenciam na economia, na cadeia de empregos, na valorização e desenvolvimento de todo o Estado. “Nos EUA, o corretor de imóveis é uma das profissões mais valorizadas e isso precisa ser assim também no Brasil”, afirmou ele.
Este evento foi o maior já realizado em Curitiba, considerando a presença de profissionais corretores juntos e de redes e entidades diferentes. “É um grande marco para o mercado imobiliário e uma demonstração da sua constante maturidade”, finalizou o Josué Pedro de Souza, que como presidente da ADPI, representou no evento as demais redes e entidades.
Apoio e viabilidade
O evento foi organizado por uma equipe formada por representantes das redes imobiliárias, CVI-PR e ADPI. O apoio institucional foi das entidades Creci-PR, Cofeci, Secovi-PR, Ademi-PR, Sindimóveis-PR, Sinduscom-PR e Confraria Imobiliária.
Os patrocinadores que foram fundamentais para viabilidade financeira do evento foram: CredPago, Grupo Avantti, Too Seguros, Grupo Grazon, Avalion, Rubi Crédito Imobiliário, Órulo, Ibrep, CasaSoft, ImovelWeb, Chave Fácil, SheepHouse Fotografias e Basetag Marketing Imobiliário.